Gula de Natal

Ai o Natal… Bacalhau cozido na véspera, perú assado no dia, bolo rei e muitos doces a toda a hora… É mais ou menos isto?

Pois é, se há tema que não se esgota no Natal é o tema da comida… Em Portugal temos uma vasta tradição tanto ao nível das refeições (sim, porque aqui celebra-se tanto na véspera como no próprio dia), como ao nível das sobremesas… O melhor é nem falar disto, começa-me já a crescer água na boca. Que no fundo no fundo, a grande tradição de Natal, aqui e em todo o mundo, é comer até não aguentar mais…

Aqui vai uma pequena viagem pelas tradições Natalícias em outros lugares do mundo. Se acharem interessante, podem ainda ver o vídeo que coloquei no final, que aborda o mesmo tema.


Alemanha: Ganso assado com couve vermelha, e o tradicional Stollen

germnany germany 2

Japão: os poucos cristãos que vivem no Japão têm uma tradição muito particular… Jantar no KFC! (Não, não estou a inventar, é mesmo verdade).

japan

Itália: Feast of Seven Fishes (banquete dos 7 peixes). Os pratos em si variam de região para região, mas a ideia geral é esta.

italy

Australia: Em Dezembro é Verão, por isso a tradição de Natal implica geralmente um Barbecue, possivelmente na praia.

australia

Argentina: Vitela fatiada com molho de atum e maionese.

argentine

USA: Nos Estados Unidos há o Thanksgiving pouco antes do Natal, mas isso não faz com que se deixe de ter uma grande ceia de Natal, normalmente no próprio dia 25. Os pratos variam entre o peru ou o fiambre assado. A tradicional tarde de noz-pecã também é muito vista nas mesas.

usa

pecan pie

Europa de Leste: o doce favorito é sem dúvida a Babka.

europa leste

França: quanto às refeições, os pratos são variados. Mas há uma coisa que não pode faltar, o Tronco de Natal.

frança

 


 

One Response

  1. Então e os países africanos ?

Leave a Reply